6 Dicas Para Transformar A Procrastinação Em Produtividade

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6 Dicas Para Transformar a Procrastinação em Produtividade

procrastinar

 

Que nunca teve um dia ruim no trabalho, em que por um motivo ou outro acabou se distraindo e não sendo produtivo

 

É altamente frustrante quando o horário do expediente de trabalho termina e sua lista de tarefas do dia continua praticamente do mesmo tamanho. Com isso o trabalho vai se acumulando, e o dia seguinte se torna tomado pelo estresse. Com isso você acaba deixando para depois as tarefas seguintes e quando vê a semana já acabou e você não fez praticamente nada do que estava programado.

Tentar recuperar o tempo perdido pela procrastinação pode ser bem difícil, mas uma grande parte de como não procrastinar mais no seu dia é identificar a causa do problema e corrigi-lo quanto antes. Apesar da chateação com o dia ruim e não produtivo, após uma reflexão é possível ver e entender melhor o que aconteceu, e com isso resolver os pontos errados para que o resto da semana não ser afetado.

Existem seis maneiras simples de dar uma reviravolta em um dia praticamente perdido e com isso trazer de volta a produtividade. Confira:

 

1. Analise o que está te deixando improdutivo.

Quase sempre quando você está procrastinando muito um dia, há um motivo. Pode ser que não tenha tido uma boa noite de sono, não tenha almoçado ou você anda se distraindo com os seus colegas de trabalho, entre outros motivos.

Na maioris das vezes, o motivo é mais difícil de encontrar, provavelmente porque é a união de vários motivos e situações de estresse que estão lhe atrapalhando. Se você souber identificar o que está atrasando a sua produtividade, será possível aplicar as medidas certas e com isso diminuir as distrações ou motivos que estão lhe atrapalheando.

 

2. Tome algumas medidas para diminuir as distrações.

Se você trabalha em uma sala sozinho, pode simplesmente fechar a porta e colocar um aviso para não ser incomodado. Se o seu trabalho é online, bloqueie por um determinado período o Facebook, WhatsApp e outras redes sociais ou os sites que estão tirando a sua atenção no momento. Muitas vezes, uma maneira de se concentrar nas tarefas pode ser colocar um fone de ouvido e assim diminuir os ruídos a sua volta.

 

3. Priorize uma tarefa para terminar logo.

Você necessita fazer com que o trabalho ande de alguma maneira, a forma mais fácil é terminar uma das tarefas. No momento que o seu dia não está rendendo muito como deveria, procure fazer algo mais simples. Uma outra ideia é fazer alguma tarefa diferente, como, por exemplo dar uma organizada na sua mesa de trabalho, assim você vai entrar em movimento. Após isso comece logo a próxima tarefa, você verá que será mais fácil.

 

4. Foque por um tempo você mesmo.

Quando o ser trabalho não está rendendo como deveria e a procrastinação começa a guiar o seu dia, pare e tire um tempo para si, pode ser de cinco minutos para levantar e ir beber um café ou um copo de água. E no momento que voltar, foque na sua tarefa comece a se concentrar novamente. Outra maneira de administrar o seu trabalho é determinar um tempo em que você deve cumprir cada tarefa, essa é uma maneira de se obrigar a finalizá-la e com isso a procrastinação vai ficando diminuindo.

 

5. Saiba que é um trabalho, não a sua vida.

Se o seu cargo está numa posição importante no seu trabalho, e é fundamental para o bom andamento de todo o sistema, então você deve e precisa urgentemente começar a cuidar de si mesmo, incluindo as partes mentais e físicas, isso é fundamental para que a produtividade diária no trabalho consiga aumentar.

 

6. Procure monitorar-se frequentemente.

O auto monitoramento é muito importante para evitar uma crise de estresse, você deve frequentemente analisar e avaliar sobre como e o que você vem fazendo. A princípio, comece a fazer esse exercício mais frequentemente, tipo uma vez a cada hora, e verá que com isso vai começar identificar se está cansado, com sede, com fome ou simplesmente distraído. Assim, veja e resolva as suas necessidades e volte a trabalhar. Com o tempo, você vai estar criando o hábito de se monitorar, e com o tempo você conseguirá reduzir esse momento de reflexão sobre que está fazendo, e com isso o seu dia irá se tornar automaticamente muito mais produtivo.

 

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